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Não existe um tópico que importa mais para as pessoas do que suas finanças, e não é nenhum mistério o motivo. No entanto, apesar da importância da segurança financeira, muitos de nós lutamos para entender os meandros de nossas finanças e, conforme relatado pela CNBC em 2018, evitamos o assunto com surpreendente regularidade.

Vídeos explicativos são a resposta! Um vídeo explicativo geralmente é animado, bastante curto e ajuda a dar uma aparência e um som emocionalmente positivo as ideias que, de outra forma, poderiam parecer áridas, complexas ou intimidantes.

Existem dezenas de tipos diferentes de vídeo explicativo, mas as pesquisas mostram que o video em formato “whiteboard”, tem mais respostas positivas do público.

Vejamos alguns dos motivos pelos quais isso é verdade.

Um ótimo lugar para começar é a mão humana no vídeo do quadro branco. Ele serve a vários propósitos: fornece movimento, que envolve o cérebro em um nível evolucionário inconsciente, e o faz de forma consistente; faz parte da forma humana, pela qual nossas mentes também são inerentemente atraídas; e é um ponto focal, tornando cada imagem relevante no momento certo para sincronizar com seu script de voz.

Como isso se relaciona com finanças? Em suma, humaniza os conceitos em discussão. Quando muitos de nós pensamos em finanças, não vemos nada além de números, dados, gráficos e tabelas. O uso da mão humana pelos vídeos explicativos no quadro branco diz ao espectador que uma pessoa como eles é parte integrante dessas ideias.

Mesmo que o artista esteja desenhando números ou imagens que transmitam noções complicadas, a mente do espectador pode agora associar essas figuras abstratas e potencialmente intimidantes a outra pessoa que as entenda e pensar: “Ei, essa pessoa claramente não tem problemas para comunicar essas ideias, então se eu aprender mais, serei capaz de pensar nesses conceitos com a mesma facilidade.” A partir daí, é uma curta jornada mental para “Você sabe, acho que posso obter o controle das minhas finanças – e este serviço vai realmente me ajudar a fazer isso.”

Vídeos desenhados à mão também reduzem a jornada mental para a confiança do cliente. 

“Promover sua empresa de serviços financeiros por meio de vídeo é uma ótima ideia, mas, dada a natureza do negócio, uma das principais coisas a transmitir é que você é competente e confiável”.

As pessoas confiam umas nas outras com muito mais rapidez do que um slogan em um outdoor ou um anúncio em banner em um site que simplesmente proclama seus serviços como os melhores. A sincronização de voz e recursos visuais desenhados à mão do video whiteboard atinge o cérebro de uma maneira muito mais pessoal do que qualquer um desses exemplos de outras mídias. Isso é fantástico, mas permanece outra questão: o que você deve escrever, desenhar e falar para criar confiança?

Estudos de caso são um ótimo lugar para começar, pois mostram autenticidade e ajudam a fortalecer sua reputação. Este é um ótimo conselho, já que cada estudo de caso é, por definição, uma história, e a história é nossa linguagem de codificação humana. Dado um personagem e sua jornada através da frustração financeira até a resolução, o público se envolverá mais rapidamente com sua mensagem e terá muito mais facilidade para retê-la e agir de acordo com ela.

Há mais a ser feito do que estudos de caso, é claro, e a sensação pessoal do quadro branco pode ser realmente otimizada com um vídeo personalizado. Usar a análise de dados para direcionar o script do seu vídeo aos gostos do seu público é uma ótima ideia, e incluir um endereço pessoal de email (pelo nome), é ainda melhor.

Mais uma vez, a parte assustadora das finanças tende a ser a sensação de que é “complicada demais” ou a ansiedade de que o dinheiro é uma força impessoal que nos controla. Supere esse equívoco garantindo que seu público sinta o máximo de personalidade possível em suas mensagens. Personagens simples e divertidos, podem ser uma ótima maneira de mostrar a personalidade da sua organização.

E não se esqueça do conteúdo gerado pelo usuário. Envolva seus clientes diretamente e use depoimentos e muito mais para informar no roteiro. É uma ótima maneira de mostrar de maneira econômica e honesta que seus serviços são importantes para seus clientes e que não deve ser esquecida.

Os vídeos explicativos, especialmente os vídeos explicativos em whiteboard, são uma maneira fantástica de abordar um tópico que é muito importante para quase todos, mas muitas vezes provoca ansiedade e evasão. Com elementos pessoais identificáveis, como a mão humana e histórias identificáveis, você terá sua mensagem vital na frente dos consumidores e superará qualquer barreira para retenção com facilidade.

A sua organização financeira usa vídeos explicativos? Você explorou as vantagens do whiteboard para explicar conceitos financeiros? Em que contexto você acha que o vídeo teria o maior benefício para sua organização financeira?

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