10 idéias de vídeos para destacar sua marca

Two women watch videos in social media in smartphone. Vector illustration

Quando se trata de canais de distribuição de vídeo, a mídia social é obrigatória, mas requer nuances, dependendo da sua empresa específica e das plataformas que você usa. Simplificando: não existe uma solução única para todos os vídeos de mídia social.

Por exemplo, uma plataforma como o Instagram requer uma abordagem de vídeo diferente de algo como o LinkedIn. Um é centrado em conteúdo de mídia social visualmente atraente, enquanto o outro opera dentro da esfera de profissionais de negócios. Enviar o mesmo vídeo para os dois significa que você corre o risco de não se conectar com esse público ou, pior ainda, de alienar membros dele.

Também existe o fato de que certos tipos de vídeos simplesmente não são bem traduzidos quando migrados diretamente para a mídia social. Um webinar de uma hora em seu site, embora perspicaz e informativo, provavelmente não será bem recebido nas mídias sociais simplesmente por causa de sua duração. Geralmente, as pessoas não estão se conectando às redes sociais com a intenção de permanecer nessas plataformas por mais do que alguns minutos de cada vez.

Esse tipo de consideração deve ser a principal preocupação das empresas ao formular ideias de conteúdo de vídeo social. Você precisa ser cuidadoso sobre o conteúdo que está publicando para sua marca, garantindo que ele atraia seguidores em diferentes plataformas sociais.

“Você precisa ser cuidadoso sobre o conteúdo que está publicando para sua marca, garantindo que ele atraia seguidores em diferentes plataformas sociais.”

Para ajudar, reunimos uma lista de 10 ideias de vídeos de mídia social que irão educar e entreter seu público.

Ideias de vídeos de mídia social para aumentar o engajamento

Esteja você tentando promover uma nova série de vídeos para obter mais espectadores ou destacando sua equipe e local de trabalho para atrair mais funcionários, essas ideias de vídeo de mídia social ajudarão a concentrar seus esforços de conscientização da marca.

1. Vídeos teaser de conteúdo

Quando você assiste ao trailer de um filme novo, o objetivo da empresa que o criou é deixá-lo animado o suficiente com o próximo filme para que você vá assisti-lo nos cinemas e talvez até converse com seus amigos e familiares sobre ele.

O que impede uma empresa B2B de pegar esse mesmo plano e aplicá-lo para divulgar seu próprio conteúdo de vídeo nas mídias sociais?

Alerta de spoiler: realmente não há nenhuma razão pela qual as marcas B2B não podem lançar vídeos teaser de conteúdo e começar a fazer marketing como uma empresa de mídia. Se você tem um ótimo conteúdo de vídeo em seu arsenal, atraia seu público de mídia social com trailers legais e clipes de vídeo perspicazes.

“Não há realmente nenhuma razão pela qual as marcas B2B não podem abandonar os vídeos teaser de conteúdo e começar o marketing como uma empresa de mídia.”

Os teasers de conteúdo são os aperitivos perfeitos antes de uma refeição de vídeo completa. Eles dão ao seu público-alvo de mídia social uma prévia do que esperar e os levam de volta à sua propriedade, onde as pessoas podem consumir o conteúdo do vídeo em sua totalidade.

2. Vídeos de perguntas e respostas ao vivo


Canais de mídia social são perfeitos para postar sessões de perguntas e respostas ao vivo porque a maioria das plataformas já possui funcionalidade integrada de transmissão ao vivo. Os usuários geralmente estão familiarizados com o uso de transmissões ao vivo para assistir a seus criadores de conteúdo favoritos, então não é difícil fazer com que assistam ao vídeo de perguntas e respostas da sua marca neste mesmo formato.

Vídeos de perguntas e respostas são ótimos para envolver seus seguidores nas redes sociais atuais, permitindo que eles façam perguntas em tempo real. Se alguém não é um cliente, mas está curioso sobre seu produto ou serviço, suas respostas em um vídeo ao vivo podem ajudar a induzi-lo a converter.

Embora isso seja muito valioso, atrair novos clientes não é o único caso de uso para perguntas e respostas ao vivo. A empresa de gerenciamento de mídia social Hootsuite usou o LinkedIn Live para responder a perguntas sobre como trabalhar para sua equipe de vendas, o que ajuda a posicioná-los entre os candidatos em potencial como um bom lugar para trabalhar.

Promova um evento social ao vivo para seus seguidores nas semanas anteriores. Incentive a participação antecipada do público, pedindo às pessoas que enviem perguntas com antecedência que serão respondidas nas perguntas e respostas ao vivo. As perguntas e respostas podem incluir pessoas de dentro ou de fora da sua organização, ou ambos – a escolha é sua.

3. Vídeos de takeover

Você já deve ter visto as postagens de enquete em um contexto de mídia social, mas sabia que pode fazer algo semelhante com o vídeo?

A premissa por trás dos vídeos de aquisição é bastante simples. Você pede a ajuda de um funcionário que trabalha na sua empresa ou de um convidado especial (pense em influenciadores da indústria ou líderes de opinião) para inserir um único vídeo ou vários vídeos em uma das contas de mídia social da sua marca. É exatamente o mesmo que as aquisições de mídia social, mas com vídeos. Você permite que outra pessoa essencialmente “assuma” sua conta por um determinado período de tempo.

Os vídeos em si podem variar em assuntos, mas podem ser particularmente úteis para construir relacionamentos com funcionários em potencial. Se um de seus funcionários fizer um vídeo de aquisição, ele pode mostrar aos espectadores seu local de trabalho e apresentá-los aos membros da equipe. Ter uma visão interna de como é seu local de trabalho pode ajudar a motivar grandes candidatos a se juntar à equipe, mostrando o lado humano de sua empresa.

A empresa de software de podcast Anchor produziu um vídeo de aquisição ao vivo do Instagram apresentando um de seus funcionários como o anfitrião e dois criadores de podcast. No vídeo, eles têm uma discussão franca sobre diversidade e representação no podcasting. Eles compartilham suas perspectivas pessoais e isso contribui para uma conversa atraente.

Se você deseja sair de seu próprio negócio e potencialmente atingir um público maior, também pode trabalhar com um influenciador que já possui um público integrado em seu setor. Um vídeo de aquisição de convidado dessa natureza pode mostrar o influenciador interagindo com membros de sua equipe e falando sobre produtos ou serviços que você oferece.

Ideias de vídeos de mídia social para construir confiança

Construir confiança é uma das maneiras mais eficazes de fazer com que as pessoas vejam sua marca como uma autoridade dentro do setor. Essas ideias de vídeo de mídia social podem ajudá-lo a ganhar a confiança do seu público.

4. Vídeos de liderança inovadora


Vídeos de liderança inovadora – que apresentam percepções de líderes de sua empresa ou especialistas no assunto – criam um ótimo conteúdo compartilhável nas mídias sociais. Um fundador ou CEO já possui um alto nível de autoridade, então os seguidores provavelmente estarão ansiosos para assistir ao vídeo e aprender com o líder de sua empresa. Eles também estarão inclinados a compartilhar o vídeo para mostrar aos colegas que estão se mantendo informados sobre o setor e as tendências associadas.

“Um fundador ou CEO já possui um alto nível de autoridade, então os seguidores provavelmente estarão ansiosos para assistir ao vídeo e aprender com o líder de sua empresa.”

Comece o processo de criação de vídeo perguntando ao seu fundador ou CEO em quais tópicos da indústria eles estão mais interessados. Se eles não tiverem uma resposta clara, organize uma sessão de brainstorming para falar sobre a indústria com eles por 30 minutos ou mais. Grave a sessão e ouça de volta para ver se você pode puxar algum tema específico. Propor ideias com base na sessão; se você conseguir um aprovado, peça ao seu fundador ou CEO para organizar suas idéias em torno desse tópico. Use esse esboço para orientar a discussão e, em seguida, filme-os discutindo esses temas para criar um pequeno vídeo nas redes sociais.

Líderes de pensamento no espaço B2B geralmente são muito mais nichos, e suas opiniões geralmente têm muito peso em seus respectivos setores. Por causa disso, garantir que um desses líderes de pensamento compartilhe seus insights diante das câmeras pode ser útil para chamar a atenção de seu público de mídia social.

5. Vídeos de cultura da empresa

A mídia social já é um lugar para compartilhar conteúdo pessoal, então por que não mostrar seus funcionários e suas personalidades? Vídeos de cultura de equipe mostram aos seguidores que existem pessoas reais por trás de sua marca e ajudam você a construir confiança.

A fórmula para fazer isso pode ser bastante direta – simplesmente destaque um aspecto importante da cultura de sua equipe em seu vídeo. Isso pode ser qualquer coisa, desde experiências individuais de membros da equipe trabalhando em sua empresa até algo alegre, como um exercício de construção de equipe ou uma piada interna de escritório.

O Zendesk postou um vídeo no Instagram sobre diversidade, equidade e inclusão. Nele, eles assumem uma posição honesta, admitindo que, embora não tenham o DEI totalmente definido em sua equipe, estão trabalhando para isso. Essa vulnerabilidade torna o Zendesk mais identificável como empresa.

Às vezes, as marcas B2B aparecem como mais sérias e voltadas para o produto do que as empresas em outros setores. Os vídeos sobre a cultura da empresa podem ser eficazes para ajudar a mudar essa narrativa para que mais pessoas entendam o que sua empresa representa e quem realmente são as pessoas por trás da empresa.

6. Vídeos de depoimentos de clientes


O depoimento de um cliente é uma maneira perfeita de compartilhar a prova social de seu produto ou serviço por meio da mídia social. Esse tipo de conteúdo gerado pelo usuário ajuda os usuários a compreender o valor que sua marca oferece, aprendendo as histórias de clientes atuais e anteriores.

“Vídeos de depoimento ajudam os usuários a entender o valor que sua marca oferece, aprendendo as histórias de clientes atuais e anteriores.”

Publique vídeos de depoimentos de clientes como conteúdo orgânico em seu canal de mídia social de escolha ou transforme-os em anúncios em vídeo. Se sua meta é a geração de leads, investir em anúncios pagos em uma plataforma como LinkedIn ou Facebook pode ser uma forma eficaz de aumentar o alcance do vídeo para um público específico.

Se você já tem vídeos longos de depoimentos de clientes em seu site, divida-os em clipes mais curtos (30 segundos a um minuto) para a mídia social. Ou peça a um cliente para gravar um pequeno depoimento em vídeo que você pode compartilhar nas redes sociais.

A ActiveCampaign, empresa de software de experiência do cliente, fez um vídeo sobre o tema do cliente em sua página do Instagram com uma pequena empresa que falou sobre como o produto a ajudou a construir sua marca.

O vídeo de depoimento do cliente mostra como seu produto ajudou este empreendedor sem ser excessivamente vendedor ou promocional. Eles até marcaram a empreendedora, dando a ela mais exposição e a oportunidade de compartilhar o vídeo com seu próprio público – o que, por sua vez, levará mais pessoas de volta a ActiveCampaign.

 

7. Video Case

Vídeos de depoimentos de clientes são uma ótima maneira de mostrar a prova social, mas às vezes os interessados em B2B estão procurando um pouco mais de detalhes sobre como exatamente sua empresa ajudou outra empresa. É aqui que entram estudos de casos ou os “cases”. Pense nisso menos como uma revisão de sua marca e mais como um projeto que mostra o que sua marca fez para ajudar um cliente.

Muitas vezes você pode encontrar estudos de caso na forma escrita em blogs, e eles são detalhados com dados quantitativos, como estatísticas, para dar suporte às histórias. Se você está criando um vídeo case em um contexto de mídia social, precisa ser um pouco mais conciso e exigente com o que deseja incluir, já que você não tem tanto espaço quanto teria em um blog tradicional.

A Notion, empresa de plataforma de espaço de trabalho, criou vários vídeos de estudos de caso e os compartilhou por meio de sua página no Twitter. Um dos video case que eles compartilharam foi da empresa de plataforma de gerenciamento de pessoas Lattice. A Notion até combinou a postagem no Twitter com uma citação direta da Lattice sobre sua marca para realmente mostrar o valor de seu produto.

Video Case são especialmente úteis em um contexto B2B. Eles dão a outras empresas uma compreensão clara de como seu produto ou serviço ajudou outras empresas em seu setor a resolver um problema, e você nunca sabe quantas outras pessoas estão lutando com o mesmo problema. Também ajuda a posicionar sua marca como um especialista de confiança que já ajudou muitas empresas a alcançarem o sucesso.

Ideias de vídeo de mídia social para gerar e reter clientes

O objetivo de qualquer empresa é manter os clientes entrando de forma consistente. Essas ideias de vídeos de mídia social são sobre como iniciar e manter relacionamentos com sua base de clientes.

8. Lançamento de produtos e vídeos de anúncio

Não há nada como anunciar algo totalmente novo nas redes sociais. Seja o lançamento de um produto ou outro anúncio, fazer uma explosão de mídia social desse tipo mantém seus seguidores leais envolvidos e desperta o interesse entre os clientes em potencial.

Os vídeos de lançamento e anúncio de produto são perfeitos para mídia social porque eles não precisam ser prolixos – eles apenas têm que ser emocionantes. A energia em torno desse tipo de vídeo é tudo. Se você tem um novo produto e o explica sonolento em um vídeo sério, provavelmente obterá uma reação semelhante dos espectadores.

Quando executados corretamente, os vídeos de lançamento e anúncio do produto podem criar expectativa e ajudar a motivar os espectadores a fazer uma compra mais rápido. Retransmitir visualmente todos os benefícios desse novo produto ou serviço pode fazer maravilhas para um stakeholder B2B que já está interessado em trabalhar com sua marca, basicamente levando-o a uma ação mais imediata.

9. Vídeos explicativos de recursos


Vídeos explicativos de recursos destacam como um aspecto específico do seu produto ou serviço funciona e podem ajudar a gerar leads nas redes sociais. De acordo com Wyzowl, “96% das pessoas assistiram a um vídeo explicativo para saber mais sobre um produto ou serviço”.

“96% das pessoas assistiram a um vídeo explicativo para saber mais sobre um produto ou serviço.”

Para clientes que já acompanham sua marca nas redes sociais, esses tipos de vídeos são uma oportunidade para se manter atualizado sobre os novos recursos. Publicar um vídeo explicativo de recursos pode despertar o interesse deles sobre quais inovações estão surgindo em sua empresa, o que pode levar a uma compra futura.

Infelizmente, sua janela de oportunidade é muito mais curta nas mídias sociais do que em quase qualquer outro canal de distribuição de vídeo. Todos nós sabemos que a natureza de rolagem rápida das plataformas de mídia social torna os usuários impacientes e eles têm uma necessidade imediata de conteúdo. Para manter os seguidores envolvidos, certifique-se de que seu vídeo de destaque não tenha mais do que cinco minutos no total. Se você estiver explicando um recurso simples, considere torná-lo um GIF, como a empresa de software de mídia social Buffer fez.

O anúncio do novo recurso do Buffer no Twitter usou um GIF para mostrar ao seu público de nicho B2B como esse recurso funciona; os retuítes que recebeu ajudarão a espalhar a palavra entre uma rede mais ampla.

10. Vídeos de instruções


Existe uma certa atemporalidade quando se trata de vídeos de instruções. As pessoas estão sempre procurando maneiras de resolver e agilizar processos complexos, e oferecer vídeos de mídia social facilmente acessíveis não é apenas útil, mas também pode ajudá-lo a conquistar novos clientes e reter os atuais.

Quando algo dá errado ou alguém está procurando uma resposta para uma pergunta, a mídia social é um dos primeiros lugares onde os profissionais de B2B vão para obter respostas. Repleto de informações úteis de colegas, é uma das maneiras mais eficazes de obter respostas e rapidamente.

É aqui que o compartilhamento de vídeos de instruções entra em jogo. Basta verificar este exemplo abaixo da empresa de software de análise de negócios Databox. Eles usam sua página do Twitter para criar um link para um tutorial em vídeo que ajuda seu público a configurar e rastrear os dados do HubSpot CRM.

Esse tipo de vídeo não apenas ajuda o público principal da Databox, mas também pode atrair novos clientes em potencial. Alguém que pretenda concluir este processo pode encontrar este vídeo da Databox e considerar usá-lo como uma solução. Isso ocorre porque eles efetivamente construíram confiança com o espectador, permitindo que ele os visse como uma autoridade em seu espaço.

Dê vida às suas ideias de vídeo de mídia social
As melhores ideias de vídeo de mídia social exigem algumas experiências. Você não terá necessariamente a fórmula perfeita para o sucesso em todos os canais de mídia social após uma tentativa. Continue mexendo em sua estratégia de conteúdo para ver quais vídeos funcionam melhor para seu público.

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