Você já rolou a tela sem rumo no Twitter, Instagram ou Facebook e de repente parou para assistir ao vídeo de alguém? Com certeza todos já passamos por isso. Quando é um vídeo de uma marca, você deve se perguntar: como eles fizeram um vídeo tão atraente e envolvente?
Bem, se você está criando vídeos para sua própria estratégia de mídia social, conhecemos algumas dicas muito úteis que podem ajudá-lo a criar um conteúdo de vídeo de parar a rolagem.
Embora a criação de vídeos para mídia social não seja uma ciência exata, existem algumas práticas recomendadas testadas e comprovadas que você pode usar para divulgar seus vídeos em todos os canais sociais.
Desde mostrar rostos amigáveis até adicionar legendas e usar cores brilhantes, leia esta postagem para aprender seis dicas incríveis enviadas pelo gerente de mídia social da Wistia, Frank Emanuele!
1. Mostre rostos
A primeira dica de nossa lista destaca o fato de que o olho humano é atraído por rostos humanos. Incluir pessoas em seus vídeos pode ajudá-lo a evocar as emoções dos espectadores e estabelecer um senso de confiança entre você e sua marca.
Quando se trata de chamar a atenção, o cérebro humano está programado para reconhecer rostos. A área facial fusiforme (FFA), é uma parte do sistema visual humano que é especializada para o reconhecimento facial. Assim que um rosto aparece na tela, você é compelido por seu FFA a olhar.
“Quando se trata de chamar a atenção, o cérebro humano está programado para reconhecer rostos.”
Se você quiser criar um vídeo de parar a rolagem mostrando pessoas, considere exibi-las nos primeiros segundos para chamar a atenção dos espectadores. Incluir rostos humanos em sua miniatura também pode encorajar as pessoas a clicarem para reproduzir!
No Instagram, a plataforma de software de teleconferência Zoom se apoiou em um dos pontos fortes de sua marca – fazer conexões humanas por meio de vídeo. Adoramos como eles destacaram seu talento na miniatura e ao longo de todo o vídeo para nos contar mais sobre os Webinars de Vídeo Zoom.
2. Comece com um gancho
Os primeiros segundos do seu vídeo são essenciais para chamar a atenção do seu público. Para aproveitar essa oportunidade decisiva, comece seu vídeo com um gancho sólido.
Algumas maneiras de atrair as pessoas são fazer perguntas como:
- “Você sabia…?”
- “Você já…?”
- “O que é…?”
A Shopify, plataforma de comércio eletrônico para lojas online, acrescentou seu próprio toque a essa estratégia de gancho, apresentando a seus espectadores a forte declaração, “Tenho uma história para você” Em seu vídeo no Facebook. Depois do gancho, o vídeo rapidamente se aprofundou na história de duas irmãs que começaram um negócio chamado Suta vendendo sarees em 2016, os problemas que enfrentaram e o impacto que causaram. O vídeo mostra como o Shopify apóia milhões de outras empresas como a Suta.
Adicione seu próprio toque a um gancho como o Shopify! Mas lembre-se, depois de fisgar seus espectadores, o resto do vídeo deve ser ótimo para manter as pessoas engajadas.
3. Adicione texto ou legendas
Outra forma de aumentar suas chances de parar de rolar nas redes sociais é adicionar texto ou legendas aos seus vídeos.
Em primeiro lugar, adicionar legendas é muito importante para a acessibilidade. Adicionar legendas a seus vídeos é uma maneira simples de garantir que todos que desejam consumir seu conteúdo possam.
“Em primeiro lugar, adicionar legendas é muito importante para a acessibilidade.”
À medida que os usuários navegam pelos feeds de notícias, é importante lembrar que seus vídeos serão reproduzidos automaticamente e silenciosamente nessas plataformas. Sobreposições de texto ou legendas proeminentes ajudam a transmitir sua mensagem mesmo antes de o visualizador aumentar o volume e podem ser uma ótima maneira de chamar a atenção deles.
Se você deseja chamar a atenção do seu público, você também deve considerar uma sobreposição de texto para sua miniatura. O Slack, plataforma de comunicação empresarial, usou texto animado para chamar a atenção do público. Mesmo que o vídeo esteja desativado, o espectador entende facilmente a mensagem que está tentando transmitir.
4. Pense na cor
Agora, não é segredo que as cores brilhantes vão chamar a atenção do visualizador. Mas você já pensou em planejar a paleta de cores de seu vídeo com base na rede social em que seu vídeo será exibido?
Se você levar em consideração o destino de seu vídeo em seu processo de planejamento criativo, poderá escolher cores mais atraentes para o design do cenário, figurinos de talentos, ilustrações ou animações.
Por exemplo, LinkedIn e Facebook são pesados em azul e branco. Tons de vermelho ou verde vão certamente se destacar nesse cenário!
5. Seja claro e conciso
Quando você está na fase de pré-produção de planejamento de seu conteúdo, é importante criar um vídeo que tenha um começo, meio e fim claros.
Pergunte a si mesmo: “Qual o valor que o espectador obtém ao assistir isso?” e certifique-se de que tudo está vinculado a esse valor.
Como dissemos antes, garantir que seu conteúdo seja realmente bom é o que manterá seus espectadores envolvidos com seu vídeo e sua marca.
Seu vídeo também não precisa ser longo – a IBM cria demonstrações de cinco segundos e explicadores de recursos para clientes B2B. Que maneira de manter sua mensagem clara e concisa!
6. O tamanho da tela é importante
Por último, você deve levar em consideração onde as pessoas assistirão seus vídeos.
A maioria dos usuários de mídia social examina as plataformas por meio de um dispositivo móvel, portanto, escolher um vídeo em paisagem pode não ser a escolha certa. Nesse caso, os vídeos quadrados ou verticais são mais adequados para dispositivos móveis porque ocupam mais espaço na tela.
O Dropbox publica vídeos quadrados e horizontais, dependendo do público.
Certifique-se de otimizar a proporção do seu vídeo para o dispositivo que você espera que a maioria das pessoas assista. A proporção afetará a aparência de seus vídeos, então você deve reservar um tempo para encontrar a proporção ideal e criar experiências mais intencionais para seus espectadores.
Certifique-se de otimizar a proporção do seu vídeo para o dispositivo que você espera que a maioria das pessoas assista. A proporção afetará a aparência de seus vídeos, então você deve reservar um tempo para encontrar a proporção ideal e criar experiências mais intencionais para seus espectadores.
Precisa de ajuda para escolher a proporção ideal para seu vídeo nas redes sociais? Nós dividimos tudo nesta postagem do blog!
Comece a criar vídeos de parar a rolagem
Da próxima vez que você fizer um vídeo para a mídia social, dê uma olhada no próximo post para obter muita inspiração para a criação de um conteúdo de parar a rolagem. Arrebenta!